Localizada em Leopoldina MG , a fazenda foi palco de varias historias da família.
Havia em Sans Souci escravos de grande estima, um deles era Luciano, velhinho laçado na Costa d' Africa muito jovem e trazido no comboio para trabalhar.Seus cabelos brancos mostravam uma idade centenária, ficava no canto da senzala , imóvel, recusava o alimento , só quando Rita Clara ia visita-lo , propositalmente à hora das refeições, é que o fazia.E sempre murmurava:
-Ah!Nhanhã , há muito tempo que veio d' Angola.
Abá era outro remanesceste da escravatura, que acompanhou sempre a família como parte desta, pelos direitos adquiridos de " Mãe Preta" de Vera.Abá morreu depois de criar todos os filhos de vera e posteriormente os filhos de Zezé , filha mais velha de Vera.
O Natal em Sans Souci era tradicional.Pessoas da Corte iam gozar de uns dias de ferias, desde o Natal até o Ano Novo.Homens da imprensa, políticos , artistas, eram recebidos e hospedados .Os perus, carneiros , faziam as delicias culinárias e a adega era tudo o que havia de melhor em bebidas, vinhos famosos como Raji e Tokay, fazia as delicias dos hospedes.
A festa atravessava a noite, o Sol já invadia a sala e os pares ainda dançavam a valsa .Depois, ia-se para o pomar, comer frutas(pêssegos, mangas , uvas) e a bandeja de prata traziam o delicioso café para as mesas debaixo das arvores.Depois do café cada qual se recolhia , até a hora do almoço.Durante o dia , jogava-se cartas , prendas, emfim, descansava-se , para de noite recomeçar a festa.As ceias eram famosas!
Rita Clara monteiro de Barros de Suckow , era a grande hostes da Fazenda, onde havia uma banda de músicos-escravos para abrilhantar as festas e as corridas de cavalos.
Nesta foto Augusto de Lima Junior(Liminha) , em 1948, a fazenda está verdadeiramente Sans- Souci , com aspecto abandonado , mato crescido.No tempo do Dr Gustavo de Suckow era uma beleza.Havia um lago com cisnes e um roseiral com mudas trazidas de Versalhes.
Fazenda Sans-Souci 1948 foto de Augusto Lima Jr (Liminha)
Vera de Suckow com Augusto de Lima
(Coleção de Luis Austo C.V. de Lima)
Fontes:Livro Quarta feira do ano passado e o blog Breves Café


Bom dia Nina, Sou André Steiner, atual proprietário da Fazenda Sans Souci, ela está na família há mais de 100 anos, lá viveram meus Bisavós, nasceu meu avó paterno e seus irmãos, meu pai e meus tios. Gostei muito de ler seu Blog e conhecer parte das origens da minha família que em algum momento se cruzou com a Sua. Gostaria muito de conversar com você para verificar a possibilidade de obter mais informações que me ajudem a contar a minha estória.
ResponderExcluirMais uma vez , obrigado .
André Steiner